quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Trabalho Dignifica o Homem (mas só um pouquinho)

Olá a todos!
Post pós-plantão obstétrico. Fazia tempo que não dava um plantão tão insone quanto este. Breves cochilos entre a meia noite e as três da manhã. Além disso, sangue, líquido amniótico, muco cervical e outras coisas afins. Apesar de não parecer, foi um bom plantão, mesmo sem sono e coisa essas amenidades.

namesatem: Meu grupo de plantão de hoje - Catarina, Eu e Hudson

Aprendi coisas novas, trabalhei com colegas que usualmente não são do meu grupo de trabalho e, impressionantemente, comi bem. Já haviam me falado que o refeitório da maternidade é bem razoável, mas ainda assim eu fui surpreendido positivamente.

namesatem: Panquecas de frango com molho de tomate da MEJC.

Esse plantão me levou a pensar como o trabalho nos ajuda a crescer... Enquanto pessoa, enquanto profissional, enquanto amigo, em todos os aspectos. Digo isso por ter sido uma noite onde aprendi muitas coisas novas, onde percebi que tenho autonomia (e terei mais num futuro próximo) para fazer muitas coisas, e que no futuro pessoas vão confiar suas vidas em minhas mãos. Isso me lembra a frase do Tio Ben (o tio do Homem-Aranha): "Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades".
Acredito que é para isso que devemos nos preparar a vida toda, toda vida - assumir grandes responsabilidades. Seja sobre a saúde dos pacientes (no meu caso), seja sobre o que comprar de presente para a namorada, o que comer no café da manhã ou sobre ser feliz. E é neste ponto que eu queria chegar. Ser feliz. Uma vez encontrei uma frase no painel de um hospital aqui em Natal que me instigou a pensar sobre isso, e hoje ela faz ainda mais sentido:

namesatem: Cartão afixado no painel de avisos do HCN.

Pensem sobre isso: passou da hora de delegarmos a outrem a nossa felicidade. Se você já sabe controlar o xixi e o cocô e não precisa mais de fraldas, já deve ir em busca da sua própria felicidade. Não a projete em alguém; é uma responsabilidade muito pesada para qualquer pobre coitado, arcar com a missão de fazer duas pessoas felizes. Não tire a oportunidade de ser feliz por conta própria das suas mãos.

Ouvindo: The Beatles - It's Been a Hard Day's Night (http://www.youtube.com/watch?v=cD4TAgdS_Xw)

2 comentários:

  1. Líquido amniótico acima e panquecas abaixo. Confesso que embrulhou o estômago.

    ResponderExcluir
  2. Amiguinho,
    Quantas criancinhas vc ajudou a vir ao mundo nesse plantão? Deviam ser bem grandinhas essas criancinhas pq vc tá suadaço. E o que aconteceu com o visual "forever 15"? tsc, tsc, tsc..

    ResponderExcluir