segunda-feira, 12 de outubro de 2009

禁酒 - Temperança

Olá a todos!

Bateu uma vontade de escrever um pouco sobre essa palavrinha importante e pouco exercida por tanta gente.
O que é "temperança"?
Estou com preguiça do Aurélio, então vai Wikipédia mesmo:

A temperança (σωφροσύνη, sophrosyne , temperantia) é uma das virtudes ditas universais, uma dais quais propostas pelo cristianismo. Temperança significa equilibrar, colocar sob limites, "moderar a atração dos prazeres, assegurar o domínio da vontade sobre os instintos e proporcionar o equilíbrio no uso dos bens criados"

Anotaram, crianças?

Algumas coisas me fizeram ter vontade de falar sobre isso hoje, inclusive eu mesmo.
É uma das características mais fortemente vinculadas com a cultura oriental, pelo seu caráter contemplativo e calmo. A temperança lembra um pouco o estoicismo, aquela postura de impassividade frente aos revezes da vida. Aceitar tanto o que é bom quanto o que é ruim com a mesma tenacidade. Não que a gente vá preferir o que é ruim, mas vocês entenderam o espírito da coisa. Trocando em moeda de 10 centavos como diz um professor meu, é algo tipo "nem te ligo" para as surpresas que a gente encontra todo dia.

Motivos para lembrar disso tudo? Tenho visto tanta gente pecando pela falta da tal temperança que resolvi pensar alto sobre isso... Discordo de Oscar Wilde (que me perdoem a falta de humildade! hehehehehehehe) quando diz que "A moderação é uma coisa fatal (...) Nada tem mais sucesso que o excesso". Acho que uma postura assim vai até contra o senso comum, que diz "Tudo demais é muito", já desde a época do meu bisavô.

Temperança é uma das virtudes que mais busco na caminhada pelas trilhas da minha vida. Somente quando guiados pela sua mão é que alcançamos um estado de paz tal que a nossa presença torna-se sinônimo de tranquilidade, calma, sobriedade e elegância para aqueles que nos cercam. E no fim das contas somos mesmo seres sociais, não podemos dizer que não nos importamos com o resto do mundo. Eu, pelo menos, me importo.

Namesatem: Comida que me lembra temperança - sushi, sashimis, afins.

Ouvindo: Ana Carolina - Dentro (http://www.youtube.com/watch?v=KOdVMx50Ru0)

2 comentários:

  1. Ohmmmm... me espiritualizei com teu post... Gostei! =*

    ResponderExcluir
  2. temperança? tá ai algo meio alheio a minha personalidade.Tô precisando praticar um pouco isso ai! E, migo Jão, me diz uma coisa: que leitura hein, fio!? Oscar Wilde? Heráclito? E eu lendo "Comer, rezar e amar". Analfa total!
    hehehe
    beijo

    ResponderExcluir